Declaração Unificada de Exportação
 
Quer saber mais sobre como funciona a declaração unificada de exportação? Também conhecida como DU-E, a declaração unificada de exportação é um documento obrigatório em todo o Brasil.
Portanto, se a sua empresa tem por objetivo exportar algum produto ou material, é importante que conheça intimamente esse documento.
De modo que, possa saber o que é preciso fazer para que a sua declaração seja válida e a sua exportação possa ser feita de forma legalizada.
Confira também, informações sobre especialistas em desburocratizar todo o processo de exportação para seu negócio. Continue lendo e entenda mais sobre a declaração unificada de exportação.
 
O que é a declaração unificada de exportação?
A DU-E é um documento eletrônico que define a posição da operação de exportação. Dessa forma, o documento auxilia também no despacho aduaneiro de exportação.
Justamente por ser um documento completo de informações relevantes, o documento compreende informações comerciais, administrativas, financeiras, fiscais, logísticas e de natureza aduaneira.
Portanto, é um documento essencial para qualquer movimentação no sentido de exportar mercadorias.
Uma vez que, a DU-E visa adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico de exportação, visando um uso eficaz e seguro sem causar atrasos no fluxo das exportações.
Sendo este, um documento que está integrado com a Nota Fiscal Eletrônica, justamente para ser rastreável de forma fácil. Controlando assim, as operações e reduzindo a burocracia para o exportador enviar a mercadoria de forma muito mais rápida.
 
Como preencher a DU-E?
O preenchimento da DU-E é bastante simples, tendo em vista que basta importar as informações do xml da nota fiscal. Por isso mesmo, é indispensável que a nota fiscal seja preenchida com o máximo de rigor. 
Evitando que erros no seu preenchimento acarretem dificuldades na hora de preencher a declaração unificada de exportação.
Além disso, é importante ressaltar que não é mais permitido realizar correções por meio de cartas de correção. Que habitualmente era utilizado quando alguma informação da nota era importada sem estar devidamente correta.
Por isso mesmo, é fundamental conferir todos os dados da nota fiscal, para que estejam corretos e isso não atrapalhe o processo de exportação.
Tendo em vista que, erros fazem com que a empresa precise emitir novamente uma nota fiscal corrigida. Sendo um processo que desacelera a exportação, gerando custos que não precisariam ocorrer.
 
A declaração unificada de exportação oferece benefícios?
Sim! Muito embora a mudança para esse tipo de declaração que não permite correções após a importação das informações possa parecer burocrático, na verdade é um processo benéfico. Confira algumas das facilidades trazidas por esse documento:
  • Elimina etapas processuais, acelerando o trâmite de exportação;
  • Não se faz mais necessário preencher documentos como: Registro de Exportação, Declaração de Exportação e Declaração Simplificada;
  • Desencadeou cerca de 60% de redução no preenchimento de dados para que a exportação se concretize;
  • O processo de conferência de informações é automatizado;
  • Reduz o tempo médio para que a exportação ocorra em até 40%, quando comparado ao modelo anteriormente utilizado;
  • Criou um guichê único entre exportadores e Governo.
Portanto, o processo eletrônico é benéfico para todos os envolvidos nas etapas necessárias para que a exportação ocorra.
 
Evite erros no preenchimento de sua declaração
Muito embora o processo seja muito fácil de ser executado, contando com o preenchimento automático a partir da exportação da nota fiscal.
No entanto, erros ainda podem ser cometidos, travando todo o processo de exportação. Um dos principais erros cometidos por exportadores iniciantes é o preenchimento do peso líquido da mercadoria.
Havendo divergência entre o peso informado na nota em relação ao Peso Líquido Total da Nota, o processo de exportação será inteiramente travado.
Portanto, é fundamental que a empresa tenha total cuidado na hora de realizar o preenchimento de todos os dados que necessita.
De modo que, erros simples que poderiam ser evitados não ocasionem dificuldades para que a exportação seja efetivamente concretizada.
Afinal, isso gera perda de tempo e esforços por parte de sua equipe. Ocasionando a necessidade de refazer etapas. Além de gerar atraso no envio da mercadoria para o seu consumidor final. 
Aspectos esses que precisam ser evitados para que a exportação seja um sucesso e deixe seu cliente satisfeito.
 
Evite a sobrecarga de sua equipe
Geralmente, esses erros são cometidos por profissionais inexperientes, que nunca atuaram com exportação.
Ou por profissionais que estão lidando com múltiplos processos ao mesmo tempo. Por isso mesmo, é interessante contar com especialistas em documentos para exportação.
Nossa equipe, pode auxiliar em todos os processos relativos à importação e exportação de bens. Evitando que pequenos erros sejam cometidos atrapalhando o desenvolvimento de seus negócios.
Dessa forma, a sua equipe interna fica focada em atuar naquilo que é especialista. Evitando qualquer tipo de erro ou sobrecarga de seus profissionais.
Justamente para que todos os envolvidos no processo de exportação possam estar atuando com 100% de eficácia para evitar perdas financeiras.
Ao contar com especialistas, o processo tende a ser muito mais natural e eficiente. Evitando desperdícios de recursos e problemas com os órgãos fiscalizadores.
 
Conte com especialistas em documentação e exportação
Sua empresa irá começar a exportar produtos? Então é fundamental contar com uma equipe de especialistas que possa auxiliar em todos os processos e documentações.
NVS Permiso é uma empresa completa para exportadores. Nossa equipe trabalha intensamente para que sua empresa possa exportar com segurança e eficiência.
De modo que, seu material chegue ao cliente com agilidade, deixando o seu consumidor final bastante satisfeito.
Uma vez que, todas as documentações e burocracias podem ficar a cargo de nossos especialistas, que irão oferecer o máximo de comprometimento.
Possibilitando o preenchimento de documentações e desburocratizações de etapas que são necessárias para que seu produto possa sair do país de forma legalizada.
Se ficou alguma dúvida em relação aos serviços prestados por nossa equipe, entre em contato! Você poderá obter um orçamento e entender melhor o que nossos profissionais são capazes de fazer por seu negócio.
Garantindo uma exportação bem-sucedida e muito mais tranquila, ao deixar todas as etapas complexas de documentação na mão de especialistas no tema.