Licença Originária
 
A licença originária é um documento necessário para o transporte internacional de cargas. Se a sua empresa tem a intenção de movimentar cargas por meio terrestre no exterior, precisa emitir esse documento no Brasil.
A licença originária sempre é emitida no país de onde a carga está saindo. Seja qual for o país em questão.
Para saber mais sobre licença originária, continue lendo! Separamos várias informações úteis e dicas importantes sobre o tema.
 
O que é a licença originária?
Primeiramente é preciso entender que a licença originária é um documento emitido pela empresa de transporte ou transportador regularizado, no Brasil.
Portanto, se a sua empresa precisa transportar uma carga, o primeiro passo é contratar uma equipe especializada e séria.
Caso contrário, a empresa ou profissional autônomo responsável pela carga, terá dificuldade de efetivamente conseguir todos os documentos necessários para esse transporte ser regular. A documentação necessária nesses casos é:
  • Comprovante de pagamento de emolumentos;
  • Documentação da empresa transportadora ou cooperativa de transportadores;
  • Procuração assinada pelo representante legal;
  • Todas as informações referentes aos veículos que deverão ser autorizados a realizar o transporte.
Somente com a posse de todos esses documentos, é possível conseguir a licença desejada para o transporte da mercadoria.
Somente uma empresa de transportes ou um profissional devidamente legalizado poderá obter esse tipo de licença. Uma vez que, é importante ter CNPJ e infraestrutura disponível para tal transporte.
Caso a infraestrutura não seja compatível com o transporte, a licença originária não será emitida.
 
Toda carga precisa obrigatoriamente da licença originária?
Sim! Toda carga que será transportada por rodovias internacionais precisa ter a licença originária. Caso a carga não tenha essa licença, ela será impedida de transitar.
Uma vez que, essa licença é premissa básica para obter a autorização para circular com a carga no exterior.
Portanto, não é possível transitar sem a autorização complementar, que por sua vez, não será emitida sem a apresentação da licença originária.
Planejamento para emissão da licença
É fundamental que a empresa contratante, que tem por objetivo que sua mercadoria possa circular no exterior, se planeje.
Tendo em vista que, toda liberação de licença é por si só burocrática. O que significa que, é preciso dispor de tempo hábil para que a licença originária seja emitida sem qualquer problema.
Em média, são necessários 30 dias corridos entre a solicitação da licença originária e a emissão desse documento.
Já a emissão da autorização de circulação no território estrangeiro, é realizada pelo país que irá receber a carga.
Portanto, é fundamental entender que em ambas as emissões, é preciso dispor de tempo para que o processo seja finalizado.
Uma vez que, são processos burocráticos e que demandam alguns dias para serem finalizados. E somente com esses documentos em mãos a carga poderá circular livremente.
De olho nisso, é indispensável que a empresa proprietária da carga se organize para evitar perdas financeiras durante esses processos.
Tendo em vista que, é preciso planejar o transporte da carga para evitar despesas desnecessárias que minimizam os lucros.
O setor de logística da sua empresa precisa estar bem assessorado para que, efetivamente o processo ocorra de forma lucrativa para sua empresa.
Como obter a licença complementar?
A empresa detentora da licença originária precisa apresentar a documentação solicitada e a licença, para que seja possível obter a licença complementar.
De modo que, a carga fique livre para transitar utilizando o veículo registrado para tal função. Com o objetivo de chegar ao destino de entrega e concretizar toda a negociação que foi feita para a venda de produtos brasileiros ao exterior.
Cada instituição tem suas especificidades. Portanto, é preciso conhecer os requisitos da instituição que emitirá a licença complementar, para que o documento possa ser obtido o mais rápido possível. Evitando assim, qualquer tipo de prejuízo ocasionado pelo transporte. 
 
Conte com especialistas na emissão de sua licença originária
Obter licenças e documentos no Brasil é definitivamente um processo burocrático. Por isso mesmo, é interessante ter profissionais competentes envolvidos no processo.
NVS Permiso é uma empresa completa, com profissionais capacitados e habituados a lidar com as burocracias de emissões de documentos para o transporte de cargas.
De modo que, sua empresa possa contar com especialistas para emitir todos os documentos necessários. Garantindo um transporte totalmente regular e tranquilo, que irá permitir a chegada de sua carga ao destino correto.
A exportação de produtos nacionais, só é possível quando todos os documentos e licenças estão devidamente corretos. Caso contrário, o transporte da carga será impedido, gerando perdas financeiras e mais burocracias a serem resolvidas.
Por isso mesmo, o ideal é que sua carga esteja sempre em mãos competentes, que irão desburocratizar o acesso ao transporte livre de sua mercadoria.
Evitando qualquer perda financeira por causa da burocracia para emitir documentos. Bem como, garantindo a legalidade do seu transporte.
Para que multas e sanções não venham a acometer sua empresa, causando prejuízos na negociação.
Faça sua cotação com nossos especialistas
Caso esteja precisando de qualquer tipo de ajuda com o transporte ou emissão de documentos de transporte de suas cargas, entre em contato!
Nossa equipe de especialistas presta diferentes tipos de serviços em relação ao transporte de mercadorias no âmbito internacional.
Dessa forma, garantimos a emissão de licenças e documentos necessários para que sua carga transite sem problemas.
Converse com nosso time de especialistas, para ter um orçamento a respeito de sua necessidade específica. 
De modo que, sua carga possa transitar livremente e sua equipe não fique sobrecarregada com burocracias as quais não são especializados para resolver. Contar com nossos especialistas é a melhor solução para seu negócio.