Manifesto Internacional de Cargas
 
Sabe o que é manifesto internacional de cargas? Se está em busca de mais informações sobre esse tipo de documentação, achou o lugar certo!
É fundamental conhecer intimamente todas as informações e documentos que devem ser preenchidos por sua empresa.
De modo que, todas as cargas que são importadas ou exportadas possam transitar sem qualquer embaraço.
Para te auxiliar, separamos informações úteis sobre o manifesto internacional de cargas, para que você entenda a importância desse documento.
Entendendo mais sobre a forma de preenchimento, como contratar especialistas nesse tipo de documentação e quais erros evitar para uma exportação segura.
Afinal, nosso objetivo é que sua carga chegue ao seu cliente com o máximo de eficiência, impactando positivamente na lucratividade de seu negócio.
O que é manifesto internacional de cargas?
O manifesto internacional de cargas (MIC), é um documento necessário para a concretização de despachos aduaneiros de exportação, importação e em casos de regimes especiais (atípicos).
Atualmente, o MIC é usado para acobertar as operações de transporte de cargas entre o Brasil e todos os demais países que integram o Mercosul.
Esse documento é interessante para o exportador, justamente por agilizar o tempo de trânsito. Uma vez que, a carga que porta o MIC não precisa ser vistoriada na fronteira.
Dessa forma, a única conferência a ser realizada é a de lacre. Uma vez que, o lacre deve ser mantido durante todo o trajeto, sendo rompido apenas no ato da entrega e conferência da mercadoria.
O documento também auxilia no desembaraço aduaneiro e no pagamento de impostos referentes à importação. Desde que ambos os processos ocorram no destino da mercadoria e não nos limites da fronteira.
Portanto, o MIC é um documento que auxilia muito no processo de exportação, otimizando o tempo da empresa e consequentemente, reduz os custos do processo.
Uma vez que, toda desburocratização resulta em economia para a empresa que está exportando o produto. Além de minimizar a demora na chegada desse produto para o cliente final.
O que é importantíssimo para o país. Afinal, se a exportação brasileira é vista como segura e eficaz, isso gera emprego e renda em todo o país, com mais exportadores atuando em todo o território nacional.
Como se dá o preenchimento do manifesto internacional de cargas?
O preenchimento desse documento pode ser feito em português ou espanhol. Todo o processo é feito em ambiente eletrônico, sempre seguindo os modelos estabelecidos na Instrução Normativa.
Caso a sua equipe nunca tenha realizado esse tipo de preenchimento, é interessante consultar especialistas na área. De modo que, erros possam ser evitados e o documento esteja inteiramente correto para evitar problemas na exportação.
Os erros podem acarretar atrasos na exportação, assim como, multas e sanções. Sempre dependendo do tipo de erro que foi cometido pelo profissional que preencheu a declaração.
Uma vez preenchida corretamente, a declaração deverá ser impressa em 5 vias. De modo que as vias sejam distribuídas da seguinte forma:
  • 1ª via: alfândega de partida;
  • 2ª via: alfândega de saída no país de partida;
  • 3ª via: alfândega de entrada no país de destino;
  • 4ª via: alfândega de destino;
  • 5ª via: transportadora.
Após a conclusão da etapa de transporte, a transportadora deverá comprovar a conclusão na alfândega de origem, no prazo máximo de 10 dias após a conclusão da operação.
E para isso, a empresa precisará ter sua própria via do manifesto internacional de cargas. Portanto, é indispensável que a impressão disponibilize as vias de cada etapa necessária. 
Erros comuns no preenchimento do manifesto
É muito comum que erros simples possam dificultar a conclusão da exportação, diminuindo a celeridade desse processo.
Geralmente, os erros são em relação ao peso da carga ou seu volume em metros cúbicos. Esse tipo de erro pode desacelerar muito o processo de envio de seu material.
Ocasionando a necessidade de refazer a documentação corretamente para que finalmente, a carga possa ser enviada para o seu comprador.
Portanto, é interessante que a empresa contrate especialistas no preenchimento desses dados. De forma que, erros possam ser percebidos e evitados. 
Possibilitando maior celeridade no processo de exportação, para que seu cliente seja positivamente surpreendido ao receber a carga esperada o quanto antes.
Além de ser benéfico para a imagem da empresa, esse é um quesito interessante para economizar. 
Afinal, uma carga que está parada gera custos diários. Assim como, a sobrecarga de profissionais da sua equipe gera insatisfação.
Especialmente se eles se veem obrigados a lidar com questões as quais não foram preparados. A exportação é um processo muito minucioso e que pode ser estressante para quem é inexperiente.
Portanto, vale a pena contratar especialistas que possam otimizar o processo de exportação. Uma vez que, sobrará mais tempo para sua equipe atuar naquilo que eles são especializados. Permitindo o maior sucesso da empresa, ao ser mais assertiva nas funções de cada profissional. 
Conte com nossos especialistas
Se a sua empresa necessita emitir um manifesto internacional de cargas, é fundamental ter apoio profissional.
De modo que, todas as dúvidas possam ser esclarecidas e sua empresa tenha todos os documentos necessários para o preenchimento do manifesto.
Garantindo que a circulação de sua carga ocorra de maneira tranquila e livre de qualquer problema aduaneiro. 
Nossa equipe de especialistas poderá auxiliar nesse processo! Tendo em vista que, nossos profissionais são capacitados para emitir documentos e desburocratizar etapas de importação e exportação.
Conferindo maior segurança para nossos clientes que usufruem da certeza de uma carga bem documentada e que poderá chegar ao destinatário livre de embaraços.
Uma empresa especializada é uma alternativa para que seu negócio seja mais efetivo durante as exportações, minimizando riscos e potencializando os lucros.
Caso ainda esteja com dúvidas, entre em contato com nossos especialistas! De modo que, eles possam esclarecer todos os aspectos e fornecer um orçamento sobre o serviço desejado.
Certamente você irá perceber que a contratação é um investimento inteligente para otimizar os processos de sua transação.
Garantindo a satisfação de seus compradores internacionais, o que é fundamental para ter bons resultados e novas compras no futuro próximo.